Sobre os Estudos | Artur, Luiza e Mariana

Mais um da série "Sobre os Estudos".

Dessa vez, o grupo a se apresentar foi, na verdade, um trio. Formado pelos nossos colegas de sala, Artur, Luiza e Mariana, o grupo complementou o trabalho apresentado pela dupla da semana passada, Jodilson e Michele. Eles estudaram o mesmo livro, Magia e Capitalismo: Um estudo antropológico da publicidade, de Everardo Pereira Guimarães Rocha, mas avaliaram outros três capítulos.

Vou manter o mesmo esquema que usei para o post sobre a apresentação deles, colocando aqui a interpretação que eles mesmos fizeram sobre o livro de Everardo P. Guimarães Rocha.

obs.: as opiniões expressas abaixo não representam as opiniões pessoas dos integrantes do grupo ou de qualquer membro desse blog. Esse é apenas um exercício feito em sala de aula.

Revistas e Anúncios
Artur
Mariana

A partir da suposição de que a publicidade é um sistema e que cada anúncio reproduz sua lógica mais geral, o autor decide escolher alguns como "mito de referência". Ele analisa os diferentes públicos e os diferentes textos em revistas, onde homem e mulher são pessoas que vendem barato o seu trabalho e compram caros bens de consumo. O homem é "público e profissional" e a mulher " do lar, doméstica". Além de revistas masculinas e femininas, existem revistas neturas em que se vê um tom purificador, neutro e distante com editoria tais como "Mundo", "Cultura", "Ambiente".

O Totemiso Hoje
O anúncio procura um tipo de "público alvo" cujo perfil é esboçado pelos publicitários de forma bastante clara. Com o sistema de transformação é que permite ao consumidor incorporar a mensagem publicitária ao seu próprio mundo. Já o sistema de classificação trabalha intensamente com a criação de classificação de uma representação. O "totemismo" é um sistema de classificação que opera em diversas sociedades procurando manter uma complementaridade entre natureza e cultura, tal como o "operador totêmico", ela é uma forma de organização do mundo. Ao nomear os produtos, ao identificá-los e climatizá-los, a publicidade os diferencia e os traz para o nosso mundo. A publicidade individualiza cada produto como o passo fundamental para torná-lo "humano".


O Anúncio Publicitário

Luiza

O sistema publicitário operando, na prática, a conjunção da esfera "produção" e da esfera do "consumo". O anúncio pode surgir no fluxo do cotidiano de cada um de nós quase que em qualquer circunstância. Uma das características fundamentais do anúncio é que seu controle se situa fora das nossas escolhas. Boa parte dos anúncios é intervenção e transformação dos fatos da realidade utilizando-se de um objeto mágico, que se torna o produto. Esse tipo de intervenção inadequada entre meios e fins caracteriza o chamado pensamento mágico. O anúncio faz com que o produto seja um objeto que convive e intervém no universo humano. A verdadeira magia da publicidade é incluir o produto nas relações sociais dos receptores.

Mariana e Luiza,
durante a apresentação


Fotos por Daniel Valério

7 comentários:

  1. Amei esse livro. Super recomendo, (apesar dele ser chato, ele é legal, de repente tudo lembra ele).

    Obs:Minha barriga agora é CC!! \0/

    ResponderExcluir
  2. Daniels, a Luiza é paulista, não implica com o sotaque dela não :-p

    ResponderExcluir
  3. Ah, desculpa. Ela é super paulista, então.

    Esqueci que a gente deve implicar agora só com o sotaque maranhense.

    ResponderExcluir
  4. E com cuidado, senão vc pode ser processado por discriminação :-p

    ResponderExcluir
  5. Dnniel, o implicante.
    João eu até deixo, porque ele é destaque acadêmico.

    ResponderExcluir
  6. Eu já falei que parei, porra!

    Vou implicar com ninguém mais, não.

    ResponderExcluir