Preconceito Online

Ultimamente tenho visto cada vez mais comunidades que falam mal sobre a inclusão digital. Olhando tais comunidades eu gostaria muito de falar que fiquei surpreso como são preconceituosas em todos os âmbitos possíveis de preconceito, mas não posso. Sei muito bem o discurso que está por trás disso tudo e infelizmente tenho amigos que o compartilham.
Para esse post eu acompanhei uma comunidade de 23398 membros chamada  MID - Maldita Inclusão Digital.
Essa comunidade pertence ao Orkut, que é atualmente (2010) a rede social online que mais concentra usuários brasileiros.
  
Após uma breve análise da comunidade você perceberá que por trás de imagens engraçadas e piadinhas nos fóruns, tais comunidades abrigam um fascismo disfarçado na Web, fascismo esse que é bem aceito e simplesmente não percebido por quase ninguém e se entranha no nosso senso como um câncer que cresce lentamente antes de nos matar.
Esse ódio contra a inclusão digital é baseado em um argumento que fala que a rede estaria melhor se determinados grupos de pessoas simplesmente não as usasse. Entenda essas pessoas como: pobres, velhos, pessoas de pouca escolaridade etc. Pode-se fazer um paralelo com nosso querido jornalista Carlos Prates, que em um vídeo afirma que a culpa do trânsito nas estradas é dos pobres, pois eles são mais burros e agora teimaram de achar que podem comprar carros... Em âmbitos diferentes considera-se tais bens (as estradas ou a web) como bens que são de direito dos ricos e que os pobres não devem usá-los sob o risco de os estragar com sua ignorância e falta de classe.
Os criadores e aqueles que resolveram entrar na comunidade aparentemente se consideram intelectualmente superiores aos grupos de pessoas que tanto criticam, se consideram dotados de algum tipo de direito oferecido por deus para usar a "internet prometida". 
Em um caminho contrário a nossa gloriosa comunidade MID, eu estou todo dia esperando pela difusão da internet em todas as camadas da sociedade, sejam sociais, de idade, sexual... eu espero um dia que a internet seja usada por todos. Claro que haverá uma quantidade de conteúdo lixo colossal nesse dia, ai eu perceberei que algo está mais certo, pois as pessoas falam mais conteúdo não relevante para resto do mundo do que reflexões pertinentes e é bem justo que a rede seja um reflexo dos seus criadores.

6 comentários:

  1. Concordo.
    (Tão difícil nós dois concordarmos em alguma coisa), mas realmente, é idiota menospresar achando-se superior, só porque possuí algo que valoriza. Como se todos valorizassem as mesmas coisas.

    ResponderExcluir
  2. Maldita inclusão digital sua também.
    Esse tópico é tão 2007 cara, passa essa bola pra frente

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, teu comentário prova que meu post é mais atual que nunca.
    Obrigado. ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho minhas sérias dúvidas se a comunidade em questão é séria ou não, mas como ela era fechada, não pude conferir os tópicos.

    O chato dessas coisas é que mesmo quando a comunidade é sarcástica aparecem os idiotas globais achando que é verdade :)

    ResponderExcluir
  5. Teve a manha!
    O melhor foi sua opinião ao fim do texto:"A rede reflexo de seus criadores"!!!!
    Brilhou!

    ResponderExcluir
  6. Agora temos 3 milhões de conteúdos aí nessa jogada:

    Google lança loja de livros eletrônicos com mais de 3 milhões de obras gratuitas

    http://tinyurl.com/38axpq3

    ResponderExcluir