Europa em P&B

Fotografia sempre fez parte da minha vida: tanto minha mãe quanto meu pai foram fotógrafos profissionais por mais de 20 anos. Curiosamente, apesar de eu sempre ter tido um certo hábito de fazer fotografias de viagens, festas e tudo aquilo que a gente sempre fotografa, isso nunca foi um hobby meu até muito recentemente. Eu diria que só comecei a encarar a fotografia como um lazer por si só por volta de 2006.

Foi justamente nessa viagem retratada aí embaixo, minha ida para a Europa na época da Copa, que comecei a tomar gosto pela coisa. Daí para a frente, o vício só aumentou, culminando com as aulas da disciplina de Fotografia na PUC, com o professor e fotógrafo Tibério França.

As fotos que se seguem foram feitas com minha saudosa e valente Sony P73. Ela ia até 4 megapixels e tinha um zoom óptico de 3x. Como na época meu cartão de memória era de 256MB apenas, todas as fotos foram feitas com 1 ou, no máximo, 2 megapixels. O efeito P&B já era o da própria câmera e depois eu acrescentei rapidamente (e precariamente) estas molduras no Photoshop só para postar aqui. 

Se vocês clicarem em cada foto, elas aparecerão no tamanho original.


4 comentários:

  1. Muito boas as fotos, João. A do Memorial do Holocausto e London Eye dão uma impressão geométrica completamente diferente dos sujeitos fotografados.

    Excelente também a mudança do olhar para a Torre Eiffel.

    ResponderExcluir
  2. Até hoje não consegui acertar com fotos em P&B nas câmaras digitais.
    Aí vejo isto!
    Tão simples, tão forte, tão belo.

    ResponderExcluir
  3. Quer um dica, João? Se conseguir, arrume o Lightroom 3. Vem com efeito que simula muito bem o ruído nas fotos P&B. Eu usei e recomendo.

    Claro que nada disso substitui o filme propriamente dito, mas na falta dele...

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito lindas as fotos!!!

    Mania minha que digo só pra quem merece:
    " VOCÊ BRILHOU! " hehehe
    Abração!

    ResponderExcluir