Web 2.0 - Anarquia digital

Perdão pelo título um tanto chocante logo no meu primeiro post no Orquídeas.
Na minha apresentação gostaria de fazer uma introdução a você, caro leitor que certamente tanto ajuda para o melhoramento da nossa queria rede mundial. Sem mais demoras vamos ao que importa.

O que é a web 2.0?

O conceito foi cunhado pela O'Reilly Media em 2004 e a sua aceitação não é unanimidade. Apesar do que muitos pensam, a web 2.0 não é nenhum tipo de tecnologia de navegadores ou algo assim, ela está mais ligada a uma filosofia de como usar a internet onde não existe mais necessariamente alguém que produz a informação e a distribui para os seus leitores e sim leitores comuns que produzem informação a outros leitores comuns como eu e você.

O mais legal de tudo é que a coisa já está tão entranhada no modo como conhecemos e usamos a rede que sem que nem ao menos percebamos nós podemos ser participantes do processo no momento que decidimos adicionar alguma informação na rede, seja a partir de algum conhecimento que adquirimos no cotidiano(TV, livros, conversando), ou mesmo a partir de informações que adquirimos na própria rede.

Quando pensamos em ferramentas do nosso cotidiano como facebook, orkut ou twitter, nós podemos compreender melhor como funciona o processo. Já tentou imaginar qual é o conteúdo que os criadores do Orkut inseriram para o bom funcionamento da rede? Além da parte de programação nada mais foi inserido além do que qualquer usuário poderia fazer. Todo o conteúdo do Orkut foi criado pelos próprios usuários. Sim! Você, orkuteiro faz parte disso tudo no momento em que posta algo em alguma comunidade ou mesmo faz upload do churrasco de ontem. Você é bom! ;)

Isso faz com que as internet ganhe um caráter mais vivo, remodelavel do que o conceito de Web 1.0, que consistia basicamente em transferir o modo como se produz informação na mídia tradicional para a digital, sem maiores mudanças. O conceito de Web 1.0 implica em páginas fechadas,  mínimamente interativas, onde o usuário não pode adicionar conteúdo . Esse caráter vivo é observavel na filosofia Beta que está sendo adotada por vários programas na net. Tal filosofia entende que os programas não podem mais ser fechados, eles necessitam crescer juntos com seus usuários e sempre devem estar em desenvolvimento.
Eu criei uma metáfora legal pra explicar isso, saca só:

Você tem uma bolha com pequenos alienígenas dentro dela. Os aliens gostam de se movimentar freneticamente e aleatoriamente dentro da bolha, que resiste por ser elástica e ter a capacidade de mudar de forma de acordo com as pressões dos danadinhos dentro dela. Se um dia a bolha decidir se engessar, os aliens eventualmente a romperão.

Essa foi uma pequena apresentação dos novos modos que utilizar a web. Em breve estarei aqui novamente. Abraço!

2 comentários:

  1. Jojo, o texto ficou legal, apesar de no começo ter sido um pouco confuso, mas deu pra entender o que é a WEB 2.0 já antes da metáfora.

    Acho que você se levou a sério demais quando disse que tava ficando bom nesse negócio de metáforas. Não to dizendo que a metáfora tá errada, ela tá certa, mas acho que foi muita abstração numa metáfora só.

    ResponderExcluir
  2. É uma metáfora que só ele entende.

    Falei que ele abstraiu demais.

    ResponderExcluir