O John Dylson me perguntou qual era a diferença entre orquestra sinfônica e orquestra filarmônica, uma vez que existem várias dessas orquestras espalhadas pelo mundo e as pessoas nunca sabem fazer uma distinção visual entre uma e outra. Já ouvi as pessoas dizerem: "Que merda! Vi um show da orquestra sinfônica de tal lugar. Não tinha diferença nenhuma da orquestra filarmônica daquele lugar!".
Deixe-me explicar. Essas pessoas não viram diferença nenhuma porque essa diferença não existe! Isso mesmo! Não há nenhuma diferença, visual ou técnica, entre a orquestra sinfônica e filarmônica. No passado havia, sim, uma diferença, mas hoje são todas iguais.
Antigamente, a orquestra sinfônica era mantida pelo estado e os músicos entravam através de um processo de seleção e recebiam salários mensais, sustentada por uma instituição pública. A filarmônica, por sua vez, era um agrupamento de músicos (na maioria das vezes músicos amigos) que se reunia para tocar, contratados por uma instituição privada. Mas nos últimos anos para cá, essa diferença deixou de existir e hoje não há uma distinção que identifique qual é uma ou qual é outra.
Orquestra Sinfônica de Londres: a melhor orquestra do mundo |
Orquestra Filarmônica de Berlim |
Nenhum comentário:
Postar um comentário